3 a 5 de setembro 2021, São Pedro do Sul
Campus da Liberdade 2021
SÃO PEDRO DO SUL Campus da Liberdade 2021
Onde e quando?
A 1.ª edição do Campus da Liberdade, em 2021, teve lugar em São Pedro do Sul, distrito de Viseu, e decorreu na Pousada da Juventude. Com uma duração de 3 dias e 2 noites, juntou mais de 50 jovens, que participaram activamente dos trabalhos e das actividades organizadas.
Com quem?
Com 10 oradores convidados e um total de 12 palestras, exploraram-se várias dimensões do liberalismo e trouxeram-se à discussão diferentes abordagens e pontos de vista.
Como foi?
O Campus 2021 foi pautado pela total ausência de etiqueta ou formalismos, no bom sentido da questão. Durante as horas de refeição não havia qualquer espanto em ver oradores sentados ao lado dos participantes activamente trocando ideias e conversando sobre o mais diversos assuntos.
Sobre quê?
Falámos da história do pensamento liberal em Portugal e no mundo, de financiamento e gestão, de saúde, desigualdades no acesso à educação, liberdade de expressão e ambientalismo de mercado.
O Campus da Liberdade 2021 foi pensado e organizado ao pormenor para proporcionar uma viagem pelas ideias liberais.
No primeiro dia, com o Professor Bruno Ferreira da Costa – orador já confirmado para a edição deste ano – e com o Professor Dr. Rui Albuquerque, estabeleceram-se conceitos, apresentaram-se e enquadraram-se nomes de pensadores e explorou-se a história do pensamento liberal em Portugal e no mundo.
No segundo dia, com os já confirmados oradores para a edição deste ano, o Professor Álvaro Almeida e Miguel Herdade decorreram sessões sobre financiamento e gestão de sistemas de saúde europeus, e desigualdades no acesso à educação em Portugal, respectivamente; estas foram duas das sessões que mais se prolongaram para lá do tempo estipulado, com dezenas de intervenções dos jovens repletas de diferentes pontos de vista, sempre com constante correção científica e atenção do orador a clarificar factos. Neste, que foi o dia mais recheado da edição transacta, os 60 jovens presentes em São Pedro do Sul tiveram ainda a oportunidade de assistir a sessões sobre:
– Transição Digital, com Adolfo Mesquita Nunes; coordenador para o grupo de trabalho do mesmo tema no Instituto.
– Liberdade de Expressão, com Rita Seabra Pinto; onde se explorou com rigor conceitos como “cancel culture” e se analisou atentamente a infâme Carta dos Direitos Humanos na Era Digital e,
– numa nota especial, também aconteceu a sessão com João Silva, um membro do Instituto, também ele participante da 1ª edição do Campus onde, durante 1h, deliciou os colegas com a sua apresentação sobre Ambientalismo de Mercado – inspirada pelo seu ensaio vencedor, no concurso de ensaios à data promovido pelo Instituto.
No terceiro e último dia, para fechar o ciclo de sessões, com o Miguel Rangel percorreram-se os meandros do associativismo jovem.
Campus da Liberdade 2021 O evento deixou saudades!
Inerente à partilha da experiência, também vários dos participantes criaram laços entre si, que na sua maioria duram até hoje. 82% dos participantes deram nota máxima num questionário de satisfação e 96% afirmou que gostaria muito de voltar. Ouvimos esse apelo e, por isso, voltamos agora em 2022 com um evento ainda maior, com +jovens, +oradores, +actividades e muito +conhecimento! Alguns dos jovens pioneiros do Campus da Liberdade 2021 deixaram-nos o seu testemunho e partilharam a sua grande satisfação. Espreita!
JOVENS PIONEIROS Testemunhos
Participar na 1.ª Edição do Campus permitiu-me aumentar os meus conhecimentos sobre as mais diversas áreas, como a saúde ou a educação, dando-me mais preparação e confiança para o debate político. Num ambiente divertido e jovem, foi uma etapa importante na minha formação política e pessoal.
Catalin SchitcoO Campus da Liberdade de 2021 foi uma oportunidade única para desenvolver os meus conhecimentos, graças a um conjunto de palestras e palestrantes de elevado interesse. Tive também a oportunidade de conhecer muitos jovens de todos os cantos do país que, tal como eu, se preocupam com os futuros e os destinos de Portugal.
Diogo Ferreira LeiteO Campus da Liberdade é uma oportunidade única em Portugal para discutir política de forma apartidária e livre. Não existem soluções sociais, económicas ou políticas perfeitas, mas durante as atividades realizadas compreendemos de que forma a liberdade se concretiza como uma característica essencial das mesmas. É uma experiência enriquecedora, cuja participação aconselho a todos os curiosos de espírito!
Francisca FigueiredoPela qualidade que apresenta em múltiplos níveis, desde o nível da organização, dos palestrantes e dos participantes, o Campus da Liberdade é uma semana de formação cívica, com muita dedicação e rigor, que procura despertar em nós o bichinho da actividade politica e a nobreza do serviço público. Sobretudo através da aprendizagem constante, encarada como factor decisivo para o sucesso no combate politico. Ao longo da semana é-nos despoletada de novo a crença na política como meio de mudar o país. O Campus tem a capacidade de extrair o melhor que têm os jovens - a capacidade de sonhar, por um mundo melhor. É uma semana onde se desenvolvem todas as competências pessoais, quer através da apreensão do transmitido quer através do diálogo, discussão e convívio constantes com todos os participantes, oriundos de todo o país e com as mais diversas experiências de vida.
José Garrido NunesEncontrei no Campus da Liberdade 2021 um local de reflexão sobre um conjunto de temáticas que implicam quotidianamente nas nossas vidas. Através de palestras e muitas conversas, durante 3 dias, pude aprender imenso e conhecer novas pessoas numa experiência social e política verdadeiramente inesquecível.
José Paulo SoaresA 1.ª Edição do Campus da Liberdade foi uma experiência incrível que teve como finalidade fornecer-nos ferramentas para entendermos o Liberalismo, a sua história e as suas aplicações na sociedade em áreas como a economia, a saúde e a educação. O convívio e o ambiente de constante troca de ideias foram fulcrais para o seu sucesso.
Laura FélixEstava farto de discutir política em vez de debater políticas. Foi isso que o Campus da Liberdade, cheio de malta fantástica de todo o país e de diversas áreas de estudo, potenciou em nós. Aprender mais sobre o nosso país, conhecer os factos e pensar soluções práticas e diferentes daquelas que têm falhado. Se pudesse voltar, voltava.
LexiFomentar a Liberdade é defender o nosso poder de escolha e decisão, é lutar pelo nosso futuro. Beber conhecimento, potenciar a literacia, treinar a elasticidade mental, esclarecer diferentes visões do Mundo, partilhar a tua impressão digital, literal e metaforicamente falando, são só algumas das muitas, ferramentas que podemos explorar no Campus da Liberdade, entre convívio intenso, saudável e muitas gargalhadas.
Mariana DurãoA minha participação no Campus da Liberdade 2021 trouxe-me um novo mundo de formas de pensar e estudar o liberalismo. Foi um evento recheado de excelentes oradores e boas pessoas. Guardo com carinho toda a experiência, educativa e social.
Marina TeixeiraCom palestras, convívio e diversão, o Campus da Liberdade 2021 revelou-se uma experiência única e muito completa para jovens interessados em discutir política. Sem nunca ter a intenção de doutrinar, as palestras e os oradores revelaram-se uma enorme fonte de conhecimento, que nos enriquece como pessoas, e que nos deixa a refletir sobre a importância da liberdade nas diferentes dimensões do ser humano.
Telma QuadradoO Campus da Liberdade 2021 foi, para além de uma ótima oportunidade de aprender mais sobre o liberalismo e diversos aspectos políticos, sociais e económicos do país, um grande encontro entre jovens de diferentes partes de Portugal com vontade de saber mais, fazer mais e expandir horizontes!
Vasco CalixtoO primeiro Campus da Liberdade, em São Pedro do Sul, foi bastante enriquecedor, assistimos a palestras que contribuíram para a discussão de temas estruturantes da sociedade e da nossa geração, e conheci pessoas que partilham os mesmos interesses políticos e de cidadania.
Vasco GranjaO que é o liberalismo na Economia, Saúde, Política e Ambiente têm em comum? A facilidade de juntar bons oradores com jovens motivados. Foi isto o Campus da Liberdade 2021. E, claro, porque pensar num país melhor não é uma empreitada fácil, houve espaço para muito convívio.
Vasco Sabino Pinto
O Campus da Liberdade 2021 foi das melhores experiências que já vivi. Diverti-me, conheci pessoas excecionais com interesses comuns aos meus e, acima de tudo, aprendi muito. O Instituto +Liberdade está de parabéns por esta e outras iniciativas tão úteis e educativas. Aconselho todos os jovens a candidatarem-se.
Beatriz Santos