7 a 11 de setembro 2022, Fátima
Campus da Liberdade 2022
FÁTIMA Campus da Liberdade 2022
Onde e quando?
A 2.ª edição do Campus da Liberdade, em 2022, teve lugar em Fátima, e decorreu no SDivine Fátima Hotel. Com uma duração de 5 dias e 4 noites, juntou 150 jovens, que participaram activamente dos trabalhos e das actividades organizadas.
Com quem?
Com 25 oradores convidados, 12 mentores (pioneiros do Campus da Liberdade, em 2021) e um total de 15 palestras e duas mesas redondas, com conversas e debates sobre a história do liberalismo, os pilares essenciais de uma democracia liberal e a aplicação da teoria aos principais eixos de desenvolvimento de uma sociedade livre e próspera – saúde, educação, economia, justiça e muito mais.
Como foi?
O Campus 2022 foi pautado pela informalidade e boa camaradagem. Oradores, staff e participantes partilharam sempre as actividades e as mesas de refeição, onde decorreram interessantes conversas e trocas ideias sobre todos os assuntos. Juntámos-nos numa divertida actividade de team building e até fizemos o try-out do jogo desenvolvido pelo Instituto +Liberdade, o “ORÇAMENTA – o grande jogo da Economia“.
Sobre quê?
Falámos da história do pensamento liberal em Portugal e no mundo, de economia e livre mercado, de fiscalidade e política monetária, de saúde, das desigualdades no acesso à educação, do Estado social, da liberdade de expressão e do ambientalismo de mercado, entre vários outros temas.
DEBATE, DISCUSSÃO E REFLEXÃO Oradores
Adolfo Mesquita Nunes
Desafios da Transição Digital
Adolfo Mesquita Nunes
Desafios da Transição Digital
Advogado, Professor Universitário na Nova SBE e Consultor em matéria de regulamentação e política. É membro fundador do Instituto +Liberdade e Coordenador do Grupo de Trabalho +Liberdade para a Transição Digital.
Foi Secretário de Estado do Turismo do XIX Governo Constitucional.
Adriana Cardoso
Mesa Redonda: Os Jovens e a Liberdade
Adriana Cardoso
Mesa Redonda: Os Jovens e a Liberdade
Licenciada em Ciências Farmacêuticas, a concluir o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
Comunicadora em ciência no jornal O Público, e Opinante política no blog Prolibertate e Comunidade Cultura e Arte.
É Cofundadora de “A Próxima Geração - Apolitical Academy Portugal”.
Alexandre Poço
Mesa Redonda: Os Jovens e a Liberdade
Alexandre Poço
Mesa Redonda: Os Jovens e a Liberdade
Com Mestrado em Gestão pela Nova SBE, é Consultor Financeiro e Político. Actualmente é Deputado na Assembleia da República e Presidente da Comissão Política da Juventude Social Democrata (JSD).
Álvaro Almeida
Saúde
Álvaro Almeida
Saúde
Consultor nas áreas de Economia, Gestão de Cuidados de Saúde, e Sistemas e Políticas de Saúde. Professor de Economia na Universidade do Porto e na Escola de Negócios do Porto.
Foi Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Presidente do Espaço Atlântico - Formação Financeira, e Economista do Fundo Monetário Internacional.
André Pinção Lucas
Apresentação
André Pinção Lucas
Apresentação
Cofundador e Director Executivo (interino) do Instituto +Liberdade. Foi consultor estratégico na McKinsey & Company e liderou áreas de desenvolvimento e análise de negócio na Sonae; esteve envolvido em projetos transformacionais na The Navigator e coliderou uma startup tecnológica. Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico (IST), com especialização nos ramos de Inteligência Artificial e Sistemas de Informação Empresariais.
É um dos autores do livro "Milhões a Voar - As mentiras que nos contaram sobre a TAP" - o primeiro livro da Colecção +Liberdade.
António Pires de Lima
As Causas do Atraso Português no Século XXI
António Pires de Lima
As Causas do Atraso Português no Século XXI
Economista, Administrador de Empresas e Político. Foi Presidente da Comissão Executiva da Compal e da Nutricafés e Vice-presidente executivo da Nutrinveste. Foi CEO da Unicer e, em 2016, fundou a Best Anchor Capital & Services, sendo actualmente Operating Partner da Advent International, Senior Adviser da Carlsberg, Consultor e CTO da Parfois e Adviser da GL.
É Administrador não-executivo da Fundação de Serralves e da Media Capital.
Foi Ministro da Economia do XIX Governo Constitucional.
Bruno Ferreira da Costa
História do Liberalismo
Bruno Ferreira da Costa
História do Liberalismo
Professor de Ciência Política na Universidade da Beira Interior, com foco nas áreas de Political Systems and Media, History of Political Ideas e Contemporary Political Thought.
É licenciado, mestre e doutorado em Ciência Política.
Carla Castro
Mesa Redonda: As Causas do Atraso Português no Século XXI
Carla Castro
Mesa Redonda: As Causas do Atraso Português no Século XXI
Gestora, doutorada em Gestão Empresarial, Professora Universitária e Política. É membro do Conselho de Administração da Assembleia da República, onde assume, atualmente, funções de Deputada e Vice-presidente do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal. Integra ainda a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão de Educação.
Carlos Guimarães Pinto
Centralismo e Descentralização
Carlos Guimarães Pinto
Centralismo e Descentralização
Economista, Professor Universitário e Político. Cofundador e ex-Diretor Executivo do Instituto +Liberdade. Foi Consultor de Estratégia na área das Telecomunicações e Economia Digital em mais de 20 países e deu aulas de economia em várias universidades em Portugal e no estrangeiro. Autor do livro“A Força das Ideias: histórias de uma eleição”, e coautor de “O Economista Insurgente: 101 perguntas incómodas sobre Portugal”, “Juntos, Somos Quase um 31: Liberais à Solta!”, “Linhas Direitas: Cultura e Política à Direita” e "Milhões a Voar - as mentiras que nos contaram sobre a TAP" - o primeiro livro da Colecção +Liberdade.
É Deputado na Assembleia da República.
Carlos Moreira da Silva
Encerramento do Campus da Liberdade
Carlos Moreira da Silva
Encerramento do Campus da Liberdade
Gestor executivo e Professor Catedrático convidado da FEUP, onde se licenciou em Engenharia Mecânica. Tem doutoramento em Industrial Management pela Universidade de Warwick, no Reino Unido. Foi Administrador executivo da EDP, integrou o Conselho de Administração da Sonae, foi responsável pelo lançamento do jornal Público. Foi Presidente da Sonae Indústria, liderando a sua reestruturação. Foi Membro do Conselho de Administração do Banco BPI, Presidente da La Seda de Barcelona, e Presidente da BA Glass. É Sócio-fundador da Horizon Equity Partners, Fundador e actual CEO da Teak Capital, membro do Conselho de Administração da Fundação de Serralves e Presidente do Conselho de Administração da Cerealis. É Presidente do Conselho de Curadores do Instituto +Liberdade. Foi distinguido com o Prémio Carreira da FEUP 2021.
Cecília Meireles
Economia e Empreendedorismo
Cecília Meireles
Economia e Empreendedorismo
Política e Jurista, com um MBA em Gestão de Empresas, exerceu funções de deputada na Assembleia da República, até à legislatura passada, onde integrou, entre outras, a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública e foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo.
Foi Secretária de Estado do Turismo do XIX Governo Constitucional.
Filipa Cunha Mota
Ambientalismo de Mercado
Filipa Cunha Mota
Ambientalismo de Mercado
Professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na área da microeconomia e simultaneamente estudante de doutoramento em Economia na mesma instituição, é licenciada e mestre em Economia igualmente na mesma escola.
Membro do grupo de pesquisa “Theory & Methods” do cef.UP - que estuda potenciais teorias e métodos úteis para a análise dos mais diversos problemas económicos.
Filipa Osório
O papel dos jovens na defesa da democracia-liberal
Gaspar Macedo
Mesa Redonda: Jovens e a Liberdade
João Paulo Batalha
Corrupção e Justiça
João Paulo Batalha
Corrupção e Justiça
Consultor na Transparency, Good Governance & Civil Society Advocacy e Ativista anticorrupção. Foi o primeiro membro voluntário do Conselho de Administração da Transparência e Integridade - Associação Cívica, a representante portuguesa da ONG anticorrupção Transparência Internacional, da qual foi, posteriormente, Director Executivo e Presidente, até 2020.
Luís Aguiar-Conraria
Finanças, Fiscalidade e Política Monetária
Luís Aguiar-Conraria
Finanças, Fiscalidade e Política Monetária
Economista e Professor Catedrático na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. É autor de diversas publicações em revistas científicas internacionais e coautor de dois livros sobre a economia portuguesa.
É colunista do semanário Expresso.
Foi distinguido com o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais, em 2011.
Margarida Balseiro Lopes
Mesa Redonda: As Causas do Atraso Português no Século XXI
Margarida Balseiro Lopes
Mesa Redonda: As Causas do Atraso Português no Século XXI
Jurista e Política, foi Deputada na Assembleia da República, onde integrou a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto. Foi também Presidente da Comissão Política Nacional da JSD (Juventude Social Democrata).
Maria Castello Branco
Mesa Redonda: Os Jovens e a Liberdade
Maria Castello Branco
Mesa Redonda: Os Jovens e a Liberdade
Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, actualmente a concluir uma Pós-graduação em Teoria Política na London School of Economics. Foi membro da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, e responsável pela Juventude Liberal.
Escreve regularmente num jornal português.
Miguel Herdade
Educação e Desigualdades
Miguel Herdade
Educação e Desigualdades
Director Associado no Ambition Institute, em Londres, onde também dirige uma escola primária, e Director de Estratégia da Orquestra Sem Fronteiras. Tem uma vasta experiência na gestão de projectos e organizações sem fins lucrativos, que actuam nas áreas de desigualdades educativas e de integração social.
Foi Cofundador e Director Executivo da Academia do Johnson.
Paulo Portas
Geopolítica e Estratégia Internacional
Paulo Portas
Geopolítica e Estratégia Internacional
Jurista, Jornalista e Professor Universitário de Geo-Economics and International Relations na Universidade Nova. Possui uma vasta experiência como Político; foi líder do CDS-PP durante 16 anos, 8 dos quais fez parte da opção governativa.
Foi Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e Vice Primeiro Ministro do XIX Governo Constitucional, com responsabilidades de coordenação económica, investimento e exportações.
Pedro Figueira
A composição e o impacto dos governos liberais na União Europeia
Pedro Figueira
A composição e o impacto dos governos liberais na União Europeia
Mestrando em Ciência Política na Universidade da Beira Interior e licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma universidade. É Assistente e Bolseiro de Investigação no Praxis - Universidade da Beira Interior e Tutor/Assistente Académico na Universidade Aberta.
Ricardo Ferreira Reis
Mesa Redonda: As Causas do Atraso Português no Século XXI
Ricardo Ferreira Reis
Mesa Redonda: As Causas do Atraso Português no Século XXI
Doutorado em Gestão de Empresas pela Wharton School, Universidade da Pensilvânia e licenciado em Economia pela Universidade do Porto, é Professor Afiliado Sénior e Director do Centro de Estudos Aplicados - CEA na Católica Lisbon School of Business & Economics.
Ricardo Lima
O papel dos jovens na defesa da democracia-liberal
Susana Peralta
Pobreza e o Estado Social
Susana Peralta
Pobreza e o Estado Social
Investigadora e Professora Associada na Nova SBE, onde ensina Economia Pública; Teoria dos Jogos; Economia da Pobreza e Microeconomia. Tem investigação publicada em temas de Federalismo Fiscal, Economia Política e Concorrência Fiscal.
Colunista semanal do jornal Público.
É Vice-presidente da Direcção do Institute of Public Policy.
Tiago Dores
Liberdade de Expressão
Tiago Dores
Liberdade de Expressão
Humorista e argumentista, é imediatamente reconhecido pela co-autoria do projecto humorístico “Gato Fedorento”.
Licenciado em Economia pela Nova SBE, trabalhou em publicidade e como guionista para imprensa, rádio e televisão.
Actualmente tem uma coluna de opinião no jornal Observador, é membro no podcast Comité Central | A Lengalenga do Costume. É autor do programa semanal “Política para quem não tem pachorra para Política”, no Instituto +Liberdade.
Campus da Liberdade 2022 Amizades e ensinamentos para a vida!
Resultado da partilha de experiências, de ideias e de opiniões, e de todos os momentos vivenciados em grupo, vários dos participantes criaram laços entre si que, na sua maioria, duram até hoje. Muitos continuam também a acompanhar e a colaborar assiduamente com o Instituto +Liberdade, nas suas diversas actividades e eventos. Estamos de volta em 2023 com um evento ainda +extraordinário, com +actividades e +conhecimento!
Alguns dos participantes do Campus da Liberdade 2022 deixaram-nos o seu testemunho e partilharam a sua experiência. Espreita!
JOVENS PIONEIROS Testemunhos
No Campus da Liberdade 2022, encontrei e convivi com pessoas muito interessantes e, acima de tudo, interessadas. Temas como a política, a economia, a saúde, o ambiente e a educação foram abordados e discutidos de forma despretensiosa, em palestras e debates enriquecedores onde tive a oportunidade de intervir e aprender. O apartidarismo do Campus trouxe mentes abertas e diversidade de opiniões, conjuntamente com muito companheirismo e alegria. O Campus da Liberdade foi, sem dúvida, um dos melhores investimentos da minha vida.
Francisco NascimentoO Campus da Liberdade é um evento que supera expectativas e que se apresenta como um verdadeiro "think tank", de ideias, futuro e liberdade. Cinco dias de aprendizagem, discussão de perspectivas, dogmas e troca de experiências, que nos permitem ganhar uma perceção sólida da sociedade que nos envolve e como nos podemos preparar! É a oportunidade ideal para quem quer, num ambiente imersivo, mais do que discutir política, ter a possibilidade de discutir políticas!
Frederico TeixeiraO Campus da Liberdade é, para mim, mais do que escutar sobre variadas temáticas diretamente ligadas à vida de cada um de nós. É um local onde se desenvolve pensamento crítico, onde se debatem pontos de vista e onde conseguimos alargar horizontes. As amizades, as atividades, o conhecimento e informação enriquecedora sobre os demais temas fez deste Campus, ao qual voltarei sempre, uma das melhores experiências sociais e políticas de sempre.
Henrique FrançaO Campus da Liberdade foi uma surpresa muito positiva para mim. Foram dias enriquecedores em que, não só assistimos a palestras sobre variados e interessantes temas, mas também tivemos muitos momentos de convívio, em que criámos boas amizades. Tivemos o privilégio de estar em contacto com pessoas que admiramos e pudemos ouvi-las falar de temas que nos interessam, de forma informal e clara. É sem dúvida uma experiência a repetir!
Inês Pelayo MaiaNo Campus da Liberdade não se assiste só a palestras e debates, mas, sobretudo, aumenta-se o conhecimento, desenvolve-se o poder de argumentação e o pensamento crítico. Durante estes 5 dias tive acesso a diferentes perspetivas sobre diversos temas em discussão, bem como a ouvir pessoas que admiramos, a expor assuntos de forma mais informal. Desafiei-me a ir a esta atividade do Instituto + Liberdade completamente sozinha, mas de lá surgiram amizades que ainda se mantêm. Sem sombra de dúvidas, é uma experiência enriquecedora em que aconselho todos a participar.
Lara BarataO Campus da Liberdade organizou 5 dias repletos de liberalismo. Foi a agitação e a abertura do Campus que me fascinou nestes dias. Apesar de estar bastante a par do tema, nunca tinha visto - melhor dito, vivido - a liberdade desta forma. Vivi 5 dias com pessoas absolutamente geniais, incrivelmente abertas e espantosamente diferentes, com quem me diverti e aprendi muito. Mais liberdade é isto!
Manuel BrancoO Campus da Liberdade 2022 foi sem dúvida uma experiência muito enriquecedora, não só pelos temas abordados, mas também pelas amizades que ali foram criadas. Ao longo dos 5 dias de palestras, convívios e de muito aprofundamento de conhecimentos políticos, sei que fiz amizades para a vida. O Campus é sem dúvida um lugar de reflexão e onde a célebre frase "O saber não ocupa lugar" faz todo o sentido.
Sara GonçalvesO Campus da Liberdade 2022 foi uma experiência muito enriquecedora do ponto de vista intelectual, porém, foi muito mais que isso. Foi uma semana de convívio, de troca de ideias e de aprendizagem conjunta. Fui para o Campus sozinha e com algum receio, e saí de lá com grandes amigos que se mantêm até hoje. É uma oportunidade única de conhecer pessoas de diferentes partes do país e de aprofundar o nosso pensamento político.
Teresa AbreuO Campus da Liberdade 2022 foi uma loucura. Em 5 dias, conheci uma centena de jovens com um brilho no olhar e vontade de de alguma forma melhorar o país. Ouvi palestras sobre temas relevantes e que têm impacto nas nossas vidas. Pude pensar sobre eles e concordar ou discordar, mas acima de tudo debater. O Campus deixou-me com alguma vergonha do meu “eu pré-Campus”, que não achava a política assim tão importante, e com muita vontade de fazer a minha parte para mudar qualquer coisa para melhor. Ah, e sou capaz de ter feito um ou outro amigo para a vida.
Teresa Borges Assunção
No último ano, através do Campus da Liberdade, pude aprender mais sobre assuntos sobre os quais tinha menos conhecimento. É a oportunidade perfeita para conhecer outras visões da sociedade e partilhar o espaço com tantas outras pessoas que têm como ambição um mundo mais livre.
Francisco Figueiredo